Ícone do site

SP confirma três mortes por febre maculosa em Campinas

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Foram confirmadas pelo  Instituto Adolfo Lutz, na noite desta terça-feira (13),  três óbitos causados por febre maculosa em pessoas que contraíram a doença no município de Campinas, no interior paulista.

As vítimas foram uma mulher de 28 anos e um casal de namorados – uma mulher de 36 anos e um homem de 42 anos. Todas as mortes ocorreram na última 5ª feira (8.jun). As 3 pessoas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, na região rural de Campinas, em 27 de maio, e apresentaram sintomas da doença.

“Os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. Essa informação é imprescindível para que a pessoa adote comportamentos seguros ao frequentar estes espaços e também para que, após frequentar, se apresentar sinais e sintomas, informe o médico e facilite o diagnóstico”, informou  a prefeitura .

O Brasil registrou 49 casos de febre maculosa ao longo deste ano, segundo atualização do Ministério da Saúde feita nesta terça-feira (13). Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente. 

A febre maculosa é transmitida pela picada de  carrapato (foto) e causada por bactéria do gênero Rickettsia.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile