Sonhar acordado traz benefícios para a saúde mental

Muita gente vive por aí “sonhando acordado”, o que poucas pessoas sabem é que a prática pode ser benéfica para a saúde mental. De acordo com o neurocientista Moshe Bar, da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, sonhar acordado cria memórias de eventos que não aconteceram. “Isso deflagra um conjunto de ‘experiências prévias’ que podemos usar para decidir como agir caso tais imaginações se tornem realidade”, afirmou.

Recentemente, estudo conduzido por pesquisadores americanos e alemães indicou que este estado varia de pessoa para pessoa. Durante o experimento, cinco adultos deveriam recontar suas fantasias cada vez que ouvissem um bip, enquanto seus cérebros eram analisados por tomografia. Os resultados mostraram diferenças consideráveis entre as experiências e pensamentos de cada pessoa.

Outro trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade Oxford, na Grã-Bretanha, mostrou que as regiões cerebrais que se comunicam entre si durante o estado de repouso variam de acordo com a memória, o nível de escolaridade e a resistência física da pessoa. É como se essas partes permanecessem conectadas, caso precisem ser reativadas.

 

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.