Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Esse número só vem aumentando, registrou alta de 40% em 12 anos.
Sol Nascente, o retrato da desigualdade no coração do Poder. Região a 35 km do centro da capital do poder, Sol Nascente, maior favela do Brasil, ultrapassou Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios. Atualmente, são 32.081 residências no local. Um marco de nossas desigualdades e desafios sociais.
Infelizmente, o Brasil é conhecido por suas desigualdades sociais e a presença de favelas em várias cidades do país é uma das manifestações mais visíveis desse problema. Em Brasília, capital federal, a maior favela da cidade é a “Sol Nascente”, localizada próxima ao centro do poder político.
A Sol Nascente foi fundada na década de 1960 para abrigar trabalhadores responsáveis pela construção de Brasília. Desde então, a população cresceu significativamente e atualmente é estimada em cerca de 80 mil pessoas. A favela é conhecida por suas condições precárias de habitação, saneamento básico, segurança e escassos acessos a serviços públicos básicos, como saúde e educação.
A presença da Favela Sol Nascente em Brasília é um reflexo das desigualdades do país, que resultam em grandes disparidades e sociais entre diferentes grupos da população. Essas desigualdades têm raízes históricas e se manifestam em várias esferas da vida social, como acesso à educação, saúde, moradia, emprego e justiça.
Para lidar com essas desigualdades, são necessárias políticas públicas que buscam promover a igualdade de oportunidades e o acesso a serviços básicos para todos os cidadãos. Além disso, é fundamental que haja um compromisso dos governos e da sociedade em geral para combater as desigualdades e promover a justiça social no país, pois o Sol Nasce para Todos.
Sol Nascente, o retrato da desigualdade no coração do Poder
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe