Os transtornos psíquicos já representam a segunda causa de adoecimento no serviço público estadual, logo depois dos transtornos osteomusculares, que ocupam o primeiro lugar. Os atestados médicos recebidos mostram o perfil de adoecimento: em 2012, os afastamentos relacionados aos transtornos psíquicos representaram 7% do total; em 2013, somaram 13% e, em 2014, já foram 15% do total de dias de afastamento dos servidores, contra 25%, 32% e 23% respectivamente dos transtornos osteomusculares, que ocupam o primeiro lugar.
Essa realidade também afeta um número cada vez maior de servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), tornando-se a segunda causa de afastamento, motivo que levou o SIAST – Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador – a escolher o assunto como tema da primeira de uma série de encontros intitulados “ Rodas de Conversa”, ocorrida nesta sexta-feira (19) na Sala de Reunião do prédio Anexo do HGRS.
Diretores e coordenadores de diversos setores e serviços se debruçaram sobre o tema “Sofrimento Psíquico” para melhor conhecerem a questão, trocar experiências e receber orientações de profissionais capacitados, entre eles, a terapeuta ocupacional Carina Brandão, que conduziu uma apresentação enfocando o adoecimento psíquico, e a enfermeira Flávia Sampaio, coordenadora do SIAST do HGRS. “O próximo encontro da Rodas de Conversa reunirá trabalhadores. Hoje, escutamos os coordenadores e diretores que lidam com os trabalhadores adoecidos”, disse Flávia.
“Nosso objetivo, ao escutar os coordenadores que estão lidando com essas pessoas adoecidas, é instruí-los para que sejam capazes de detectar precocemente os sinais do adoecimento psíquico, de forma a evitar os surtos e a piora dos quadros apresentados, protegendo a saúde dos trabalhadores”, esclarece Flávia Sampaio. Readaptação funcional, com estratégias de superação e enfrentamento das realidades vividas também foram questões discutidas na Roda de Conversa.
A Saúde do Trabalhador é uma área da Saúde Pública que lida com as relações existentes entre o trabalho e a saúde e os seus objetivos são de promover e proteger a saúde dos trabalhadores mediante ações de vigilância aos riscos, às condições e às doenças ocupacionais, bem como de organizar e prestar assistência aos trabalhadores.
Fonte: Ascom HGRS
A.V.