Sociedade Brasileira de Pediatria faz alerta para síndrome associada à Covid-19

schedule
2020-08-14 | 19:35h
update
2020-08-14 | 16:14h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Sociedade Brasileira de Pediatria faz alerta para síndrome associada à Covid-19

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu alerta sobre casos de uma nova síndrome inflamatória registrada em crianças em e adolescentes vários países do mundo. A doença pode ter relação com o novo coronavírus.  No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 71 casos e três mortes até julho. Os casos foram notificados em quatro estados: Ceará, Pará, Piauí e Rio de Janeiro, onde ocorreram os três óbitos.

De acordo com nota, países como Espanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos também identificaram casos em crianças e adolescentes. No mundo, há relatos de mais de 300 casos.  A síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) ocorre em dias a semanas após a infecção por Covid-19 e é caracterizada por febre alta e persistente, lesões de pele nas extremidades, lesões na boca.

Como resultado infecção, a médica infectopediatra Andrea Lucchesi, explica que “também tem alteração na função do coração. A pessoa fica com a pressão mais baixa. E alterações no sangue”. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos já relatados apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19, mas a relação definitiva da síndrome com o coronavírus ainda não está comprovada.

Ao mesmo tempo, que síndrome apresenta febre elevada e persistente, o paciente pode apresentar: Conjuntivite, Sinais de inflamação na boca, mãos ou pés,  Hipotensão arterial ou choque, Manifestações de disfunção miocárdica, pericardite, valvulite ou anormalidades coronarianas e Manifestações gastrointestinais agudas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Veja também: Governo da Bahia formaliza protocolo de intenções para testes de vacinas RussaAMP

Anvisa autoriza mudanças em teste da vacina de OxfordAMP

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
11.08.2024 - 01:09:35
Uso de dados e cookies: