Sociedade Brasileira de Dermatologia inicia o Dezembro Laranja

Em dezembro começa a estação mais quente do ano. O sol e as altas temperaturas são ótimos para quem gosta de praia, piscina e passear ao ar livre. Mas, é preciso aproveitar o verão tomando alguns cuidados com a pele, para evitar doenças como o câncer. Para chamar a atenção da população sobre o assunto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza durante este mês, a campanha Dezembro Laranja.

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer de pele, no Brasil. Por isso, iniciativas como o Dezembro Laranja são tão importantes, como destaca o coordenador nacional da campanha Emerson Lima: “Nosso objetivo é sensibilizar a população em relação ao câncer que é o mais incidente no país. Queremos também alertar a população em relação a uma conduta fotoprotetora”, pontuou.

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele. Mas é importante estar sempre atento a manchas que crescem, mudam de cor ou feridas que não cicatrizam.

Porém, a prevenção é sempre o melhor caminho como explica Lima: “Desde a utilização de bonés, óculos de sol, a utilização diária de filtro solar, independente da estação do ano e do seu tipo de pele, a utilização de roupa com fotoproteção, principalmente em situações de maior exposição a radiações ultravioleta em ambientes externos, tudo isso pode ajudar a evitar a doença”. Mais informações sobre a campanha Dezembro Laranja no site www.controleosol.com.br.

 

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.