Sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes lançou livro sobre o legado de amor da primeira santa brasileira

“Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo”, livro da jornalista Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi lançado em São Paulo, ontem,  9 de novembro, das 18h às 20h30, na sede do Grupo Mulheres do Brasil (Rua Tomás Carvalhal, 681, Paraíso).

O evento, promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil, contou com sessão de autógrafos da autora e  reuniu amigos, devotos e demais admiradores da vida e obra da Santa Dulce dos Pobres. A publicação sobre o emocionante legado de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil ficou  à venda no local do lançamento e terá toda a renda revertida para a OSID – instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, acolhendo pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em risco social. Mais informações pelo WhatsApp (71) 99928-2154.

 

Sobrinha da freira baiana que se tornou a primeira santa brasileira, Maria Rita revisita e atualiza a obra escrita em 1983. Nesta 18ª edição, ela acrescenta ao título original um recorte de tempo focado também nas últimas três décadas, desde a morte da religiosa – passando por marcos importantes de sua trajetória, como a Beatificação e a Canonização – até a pandemia com seus contornos dramáticos em uma entidade filantrópica como a OSID. A nova edição oferece ao leitor um panorama ainda mais amplo da vida e obra de Santa Dulce, com novos capítulos e personagens, além de um acervo visual com imagens fotográficas antigas processadas com modernos recursos tecnológicos de restauração, a exemplo da colorização.

 

Lançado em meio às homenagens em memória dos 30 anos do falecimento do Anjo Bom, “Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo” foi patrocinado pela própria autora, com a ajuda de um doador anônimo, e terá toda a renda obtida com as vendas revertida para as Obras Sociais da Santa Dulce, instituição filantrópica que acolhe quase 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. A OSID, que nasceu a partir de um simples galinheiro – quando, sem ter para onde ir, Irmã Dulce ocupa o galinheiro do convento com os primeiros 70 doentes recolhidos das ruas de Salvador – responde ainda pela realização de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais, 23 mil cirurgias e 43 mil internamentos por ano na Bahia, além de 2,1 milhões de refeições servidas anualmente aos pacientes.

 

“É muito bom poder oferecer este presente às Obras Sociais Irmã Dulce nesses 30 anos da passagem de Santa Dulce para o céu, em especial, no delicado momento de crise financeira que a instituição vive atualmente. A OSID precisa, mais do que nunca, da ajuda de todos para continuar atendendo a população, principalmente o pobre, o doente, o mais necessitado. Como Santa Dulce dizia: ‘Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma’. Cada pessoa que adquirir este livro contribuirá para este objetivo maior, que é a continuidade do legado dela”, ressalta Maria Rita.

 

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo

Quando: 9 de novembro, das 18h às 20h30

Onde: Sede do Grupo Mulheres do Brasil (Rua Tomás Carvalhal, 681, Paraíso)

Entrada: gratuita – a confirmação da presença no evento deve ser feita pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) ou pelo WhatsApp (71) 99928-2154.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe