Sobrepeso aos 50 anos pode antecipar o surgimento de Alzheimer

Um estudo publicado nesta terça-feira (1º) pela revista “Molecular Psychiatry”, aponta que o sobrepeso aos 50 anos de idade pode proporcionar antecipadamente o surgimento de Alzheimer. A doença pode surgir em 6 ou 7 meses antes, a cada unidade acrescentada ao IMC – Índice de Massa Corporal –  nessa faixa etária, afirmam os cientistas americanos do Instituto Nacional do Envelhecimento – NIH.

A pesquisa contou com dados de 1.394 pacientes normais. Todos os participantes foram submetidos a testes neuropsicológicos a cada dois anos durante um período de 14 anos. Do total analisado, 142 pessoas desenvolveram a doença, no entanto, aquelas com um maior Índice de Massa Corporal aos 50 anos sofreram os primeiros sintomas do mal de Alzheimer antecipadamente em comparação aos outros.

De acordo com o principal autor do estudo, Madhay Thambisetty, a partir de 191 autópsias, os cientistas também comprovaram que a obesidade na média idade está associada com danos neurológicos no cérebro relacionados com o Alzheimer.

Para Madhay Thambisetty estes resultados são importantes devido ao acrescimento enorme de conhecimento relacionado entre a obesidade e o Alzheimer, principalmente porque advertem que manter um Índice de Massa Corporal saudável aos 50 anos, pode colaborar para que incida um efeito protetor para o surgimento da doença décadas depois.

Apesar da descoberta, novos estudos serão realizados com um maior número de pacientes para determinar o IMC concreto, entretanto, no intuito de averiguar quando se inicia a elevação do risco de uma manifestação antecipada do Alzheimer. No entanto, autores da pesquisa destacam que os resultados estatísticos não foram aprofundados nos mecanismos que mostraram com que o sobrepeso e a obesidade influam na no surgimento da doença.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.