Só 2% dos brasileiros doam sangue

Apenas dois, de cada 100 brasileiros, doam sangue regularmente. O percentual é bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter os estoques dos Hemocentros.

O procedimento é simples e seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A determinação de quem pode ou não doar foi feita nos anos 80, no auge da epidemia de Aids. Na época, a doença atingia, principalmente, os homossexuais que eram considerados grupo de risco. Atualmente, o Ministério da Saúde entende que o que existe é comportamento de risco e não existe nenhuma proibição em relação aos gays doarem sangue.

Desde junho, o Ministério da Saúde tenta ampliar a taxa de doadores voluntários, atualmente em 1,8% da população entre 16 e 69 anos, para 3% dos brasileiros aptos a doar.

Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões, de acordo com dados do Ministério. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,8% no período. Em 2013, foram realizadas três milhões de transfusões de sangue no Brasil, sendo que em 2014 foram 3,3 milhões de procedimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já atende os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação ao percentual de doadores voluntários e é uma referencia mundial no tema, mas a ampliação do universo de doadores, permanentes ou fidelizados, que doam regularmente permitiria ao país ter estoques para situações de emergências e hemoderivados de melhor qualidade.

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.