Situação das UTIs pediátricas na Bahia

Salvador apresenta, segundo o IBGE (2010) 0,73 leito de terapia intensiva pediátrica para cada 10 mil habitantes, apesar de o Ministério da Saúde recomendar de 1-3 leitos para cada 10 mil. Dados como este serão apresentados pelo Departamento de Terapia Intensiva da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) durante a mesa-redonda “O Hupes de mãos dados pela UTI Pediátrica”, nesta quarta-feira (27), às 10h, no Hospital das Clínicas.

A atividade, que será realizada no Auditório do Centro Pediátrico Professor Hosanah Oliveira do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (CPPHO/HUPES), no Canela, comemora o Dia do Pediatra – 27 de julho, e chama a atenção para um grave problema na assistência pediátrica no estado, como destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez. “Estamos unidos em torno da questão e lutamos pela implantação da UTI pediátrica do Hospital das Clínicas”, destaca Dolores Fernandez.

Conforme esclarece a presidente do Departamento de Terapia Intensiva da Sobape, a pediatra Lara Torreão, “na rede conveniada ao Sistema único de Saúde (SUS), Salvador conta com apenas 50 leitos de UTI pediátrica distribuídos em sete hospitais públicos e filantrópicos”. No estado, para atendimento pelo SUS são 18 leitos nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras.  “Na bahia, a relação é de apenas 0,16 leito para cada 10 mil habitantes”, completa.

Convite

 

 

 

 

 

 

 

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.