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Ebserh utiliza Sistema Eletrônico de Informações

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi lançado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e é um sistema de produção e tramitação de documentos com vantagens tecnológicas e econômicas importantes para as organizações públicas, sendo a Ebserh a primeira estatal do Governo Federal a utilizar a ferramenta. Pelo SEI, é possível a criação de modelos de documentos e textos padrão dentro do ambiente do próprio sistema, assinatura eletrônica de usuário, dentre outras.

Após ser completamente inserido nas rotinas da sede e estiver completamente operante, o novo sistema será introduzido nos hospitais universitários que ainda não o utilizarem, o que permitirá a otimização das tarefas, com economia e eficiência. “Com a economia gerada pelo SEI apenas no primeiro ano aqui na sede, nós poderíamos adquirir dois tomógrafos para nossos hospitais.

Fora o ganho de tempo e a precisão conseguidos com a ferramenta, o que mostra a inovação com que a Ebserh está atuando nos processos. Isso reflete na melhoria das nossas atividades finalísticas como o ensino, a extensão, a pesquisa e o atendimento público de saúde”, salientou o presidente da estatal, Kleber Morais.

O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual. O termo de cooperação entre Ebserh e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para a utilização do SEI foi assinado em julho deste ano.

Trata-se de um sistema intuitivo, estruturado com boa navegabilidade e usabilidade, com implantação em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas. Já são 106 instituições, sendo 56 já implantadas e 50 em fase de implantação. Na Ebserh, a estimativa é que haja uma economia anual próxima a R$ 1 milhão, com a redução de serviços de Correios, impressão, espaço físico, material de expediente, dentre outros.

Segundo Felippe Vilaça, membro do Comitê Gestor do Processo Eletrônico, responsável pela implantação da SEI, as melhorias oriundas do novo sistema são enormes. “Nós vamos conseguir estudar melhor nossos processos, com muita transparência, segurança da informação, otimização de custos e eficiência”.

 

Fonte: Ascom Ebserh

Foto: Ascom Ebserh

Redação Saúde no Ar

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Patricia Tosta

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