Síndromes ligadas ao Zika Vírus

dengue

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu uma atualização epidemiológica aos seus Estados-Membros devido ao aumento de anomalias congênitas e de ocorrência de síndrome de Guillain Barré em áreas onde circula o vírus Zika.

De acordo com a OPAS, em julho de 2015, pelo menos 26 pacientes com histórico de sintomas compatíveis com a infecção por Zika tiveram diagnóstico de Guillain Barré na Bahia.

Ao todo, 18 países nas Américas registraram a transmissão interna do vírus Zika, entre eles, o Brasil. Os outros países são Barbados, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, São Martinho, Suriname e Venezuela.

A Organização recomenda que os países mantenham a capacidade de detectar e confirmar casos de infecção por Zika e preparem seus serviços de saúde para responder ao aumento da demanda por assistência especializada a síndromes neurológicas.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.