Curável e causada por bactérias, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que pode apresentar várias manifestações e estágios diferentes. A doença é transmitida pela relação sexual sem proteção com um indivíduo infectado ou pela mãe no período da gestação.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 o Brasil viveu uma epidemia de sífilis. Apesar de ter diminuído o número de casos, em Salvador foram notificadas 428 ocorrências de janeiro a julho de 2017 contra 284 deste mesmo período, este ano. No Brasil, a taxa em que a doença é detectada chega a 6,5 a mil crianças nascidas vivas. Já em Salvador, o número ultrapassa os 16 mil nascidos vivos.
Como parte da programação do Dia Nacional de Combate a Sífilis, no último sábado (20), a Secretária Municipal de Saúde de Salvador (SMS), realizou testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites virais, na Arena Fonte Nova. Em mais uma iniciativa da SMS no Ba-Vi, no último domingo (22), na Fonte Nova, seis casos de sífilis e um reagente de Hepatite C foram detectados. Os diagnósticos se deram através de testes rápidos das DSTs.
Os testes são feitos de forma gratuita sem a necessidade de apresentação da solicitação médica. Pode ser feito em qualquer unidade de saúde.
Ouça o comentario de Helena Lima, Coordenadora do programa DST/AIDS do município:
LEIA MAIS: Dia de combate à sífilis
Foto: Reprodução/SESA
Fonte: MS/MSM
Redação Saúde no Ar (DS)