Campanha nacional lançada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee); juntamente com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ministério de Minas e Energia (MME).; visa conscientizar a população a respeito da importância de economizar energia elétrica, evitando desperdícios.
A Campanha de Uso Consciente de Energia deste ano coincide com o que especialistas consideram a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. De acordo com a equipe, da ação, desde o fim de 2020, o volume de chuvas registrado em algumas regiões do país tem ficado abaixo da média histórica para o período; desse modo afetando reservatórios de água e, consequentemente, a produção de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento do parque termelétrico, o que encarece a produção.
“A divulgação da campanha acontece estrategicamente pensada para atingir o público em geral, de forma segmentada e com uma cobertura precisa. Para isso, a iniciativa procura acompanhar a rotina diária e comportamento da população, segmentando as divulgações conforme cada um destes diferentes targets [público]”, explica, em nota, a diretora de comunicação da Abradee, Sigrid Guimarães.
Além disso, a campanha também conta com peças publicitárias na televisão, rádio e internet; bem como site que dá dicas sobre como economizar energia no dia a dia.
Considerada de utilidade pública, a campanha acontece com recursos federais do Programa de Eficiência Energética da Aneel. A iniciativa também foi aprovada pelo Comitê Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)