Sesab vai implantar gestão de leitos em suas unidades

schedule
2015-08-05 | 19:54h
update
2022-02-22 | 23:54h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Sesab vai implantar gestão de leitos em suas unidades

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou nesta quarta-feira (05.08), Dia Nacional da Saúde, uma nova estratégia para ampliar o número de leitos, sem que seja preciso construir hospitais.

A expectativa é que dentro de seis meses, a rede pública de média e alta complexidade ganhe 560 novas vagas de enfermaria e 70 de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), através da implantação da gestão de leitos em todas as unidades.

Mas, para isso, conforme o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, apenas a implantação não será suficiente: a gestão desses leitos tem que ser eficiente.

O objetivo da mudança é buscar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade máxima ,dentro de critérios técnicos definidos, visando a diminuição da espera para internação, transferências externas, alta hospitalar e satisfação dos pacientes e profissionais de saúde.

Para alcançar esta meta, a Sesab está promovendo um curso de capacitação em Gestão Hospitalar, voltado para diretores médicos e administrativos dos hospitais da Rede Própria. O curso que teve início no dia 31 de julho, terá duração de seis meses, ou seja de 72 horas, com aulas a cada 15 dias, e certificado emitido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

Os hospitais baianos da rede pública terão metas para o giro de leitos utilizando o cenário epidemiológico e cruzando com os dados de referência do tempo médio de permanência e ocupação dos leitos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e do Ministério da Saúde (MS).

“O conceito é simples: em média, cada leito de enfermaria, UTI adulto e pediátrico deverão ser ocupados por três pacientes no mês. É claro que existem casos excepcionais e serão tratados como tal”, afirma o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, José Saturnino Rodrigues, que ressalta ainda a diferença do tempo médio de ocupação da UTI Neonatal e Obstetrícia, visto que são 15 dias e três dias, respectivamente.

Fonte:Sesab
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
04.08.2024 - 17:11:52
Uso de dados e cookies: