Sesab implanta Programa de Residência em Saúde da Família

m_residencia-medica

O Programa Estadual de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Permusf) será implantado nos seguintes municípios da Bahia: Araças, Baixa Grande, Coribe, Guanambi, Jacobina, Ilhéus, Itajuípe, Salvador, São Felipe e Presidente Tancredo Neves. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e com o Ministério da Saúde.


Nesta oportunidade, os gestores assinarão o Termo de Adesão ao Programa e as equipes municipais receberão orientação pedagógica para organização dos campos de prática e recepção dos residentes. Os novos residentes iniciarão as atividades nos municípios após a aula inaugural, a ser realizada aqui em Salvador no dia 06 de março.


De acordo com a Sesab, este ano, o programa oferecerá 64 vagas, contemplando sete profissões de saúde, entre elas: enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, psicologia e educação física. Os residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 horas e farão jus a uma bolsa no valor de R$ 3.330,43.

O programa é voltado para a área prioritária da Atenção Básica, cujo foco é a formação de profissionais para atuarem nas equipes de apoio básico e especializado à estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido, está pautado em políticas públicas de saúde que priorizam a integralidade do cuidado com base territorial, com vistas ao fortalecimento da rede de Atenção Primária.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.