Notícias

Sesab: Hospital de Salvador já registrou 11 casos de superfungo

Após o primeiro caso de paciente infectado com o superfungo Candida Auris em dezembro. De acordo com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, o Hospital da Bahia registrou mais dez casos. O fungo é resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares, descoberto pela primeira vez em Salvador durante tratamento de paciente internado com a Covid-19.

De acordo com a SESAB, os pacientes estavam na mesma unidade hospitalar onde ocorreu o primeiro caso. Em entrevista para o G1 Bahia, o infectologista Antônio Bandeira disse que; “Nós temos um total, depois de uma investigação bastante extensa, de 11 pacientes.

Foi o primeiro paciente e mais 10 pacientes. Desses 11, cinco pacientes tiveram culturas clínicas, foram fungos identificados no sangue, na urina ou em cateteres centrais. E a gente teve outros seis pacientes, que foram descobertos através do que a gente chama de cultura de vigilância, que é quando se cultiva a porção da pele dessas pessoas, para ver se elas estão colonizadas”, explicou.

Além disso, o infectologista ressaltou que após uma grande investigação na unidade hospitalar não foram encontrados outros relatos do fungo em outros pacientes; bem como em outras partes do país.

 

Nota do Hospital

Por outro lado, o Hospital da Bahia discorda dos números de casos do superfungo divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sesab; de acordo com o Infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Bahia (CCIH), Igor Brandão, estão registrados no hospital apenas cinco pacientes infectados com o ‘superfungo’ Candida auris.

Além disso, Brandão, quatro pacientes foram identificados com a infecção pelo fungo em dezembro e um recentemente, na segunda-feira (25). Segundo ele, das cinco infecções quatro estavam com quadro grave de covid-19. Contudo, o quinto teve uma doença de origem não revelada. “São pacientes altamente complexos, o que na nossa linguagem da medicina dizemos que são fatores de risco para fungemia. Ou seja, esses pacientes tem alto risco de ter algum fungo”, disse.

De acordo com ele, os pacientes infectados três faleceram, porém, as mortes não teriam relação com o fungo “A infecção pode ser corresponsável, mas a doença mais grave e sem tratamento não foi a Candida auris e sim a covid-19” disse.

 

Difícil detecção e controle

Dessa forma; para conseguir identificar esse fungo requer métodos laboratoriais específicos uma vez que a Candida auris pode facilmente passar como outras espécies de leveduras; bem como  Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae. Além disso, pode permanecer viável por longos períodos no ambiente (semanas ou meses) e apresenta resistência a diversos desinfetantes; entre os quais, os que são à base de quartenário de amônio.

Identificado pela primeira vez em 2009 no canal auditivo de uma paciente no Japão. Desde então, houve casos identificados em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel; bem como Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.

Além disso, em 2016, a Opas, braço da Organização Mundial da Saúde para a América Latina e o Caribe; publicou um alerta recomendando a adoção de medidas de prevenção e controle por causa de surtos relacionados ao fungo na região. Contudo; o primeiro surto da região ocorreu na Venezuela, entre 2012 e 2013, atingindo 18 pacientes.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Carta aberta: Ex-ministros do Meio Ambiente pedem que lideres europeus ajudem Amazônia
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Especialista alerta sobre riscos de procedimentos estéticos invasivos

O aumento na busca por procedimentos estéticos no Brasil teve um crescimento considerável nos últimos…

2 dias ago

Filhos da diplomatas do Gabão, Canadá e Burkina Faso foram vítimas de truculência da PM- RJ

Julie-Pascale Moudouté, embaixatriz do Gabão no Brasil, falou que o filho de 13 anos está…

2 dias ago

Concurso unificado – Candidatos podem pedir devolução do dinheiro da inscrição até domingo 07/07

As provas do concurso Público Unificado que estavam programadas para 18 de julho foram adiadas…

2 dias ago

Saúde nos Bairros – Atendimento odontológicos neste sábado (06/07)

Para garantir boas práticas nos cuidados e higienização com a saúde bucal, equipes da Secretaria…

2 dias ago

Hospital do Homem é inaugurado em Salvador

Foi inaugurado nesta sexta-feira (5), em Salvador, o Hospital Municipal do Homem (HMH). A unidade…

2 dias ago

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 7 dicas essenciais

Especialista destaca a importância do planejamento, estudo e disciplina para conquistar a vaga dos sonhos…

2 dias ago