Sesab divulga nota defendendo Hospital Roberto Santos

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou nota sobre reportagem publicada em jornal local de grande circulação sobre corpo encontrado em um dos banheiros da área próxima à Emergência do Hospital Roberto Santos. A explicação da direção do hospital é a de que o banheiro citado serve exatamente para a lavagem de corpos com resíduos de sangue e/ou terra, antes de serem levados ao necrotério. Não se trata de um banheiro de uso destinado ao público. Lamentavelmente, acompanhantes tiveram acesso indevido a este banheiro, que é utilizado exclusivamente para a finalidade citada. A própria dinâmica da unidade hospitalar faz com que pacientes que tenham alta médica, sejam transferidos da emergência para enfermarias ou para outras unidades de saúde por meio da regulação devido ao perfil da enfermidade.

É válido ressaltar que o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é o maior hospital público das regiões Norte e Nordeste. Suas três Emergências – Obstétrica, Pediátrica e Adulto – funcionam em regime “porta aberta”, ou seja, sem que haja a recusa de atendimento, independente da procedência ou do quadro apresentado por eles. A Emergência Adulto é a mais demandada e atende pacientes clínicos, cirúrgicos e vítimas de trauma, além de acidentes dos mais diversos.

Toda essa estrutura não vem sendo suficiente para atender à demanda assistencial da região metropolitana de Salvador, ocasionando superlotação na Emergência. Diversos fatores determinam essa sobrecarga, sendo o principal deles a insuficiência de unidades de menor complexidade capazes de reter casos mais simples, preservando a Emergência do Roberto Santos para casos de alta complexidade.

Segundo a nota, “a Secretaria da Saúde da Bahia tem dispensado atenção especial ao HGRS. Uma força tarefa envolvendo as secretarias de saúde, administração, segurança pública, direitos humanos e desenvolvimento urbano foi criada para implementar mudanças gerenciais já a partir deste mês de março. Uma série de medidas de impacto serão tomadas buscando adequar o hospital à sua demanda. O HGRS será ainda um dos primeiros hospitais baianos a receberem equipamentos da Parceria Público-Privada de Imagem para exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética e outras.”

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.