Uma série de serviços de saúde será disponibilizada em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (6). A ação acontece na unidade de saúde da família Jardim Batistão, das 7 às 11h e faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde Pública – Sesau.
A finalidade do evento é chamar atenção para os índices da doença na capital, que segundo dados do Ministério da Saúde chega a 6,6% da população a partir de 18 anos, uma taxa pouco abaixo do índice nacional que é de 6,9%.
Na ocasião, a população conta com atividades físicas, orientação realizadas por médicos endocrinologistas, avaliação do pé diabético e antropométrica – medição das variações físicas e na composição corporal global -, orientações sobre aplicação de insulina e orientações nutricionais. Além disso, será disponibilizada uma equipe multiprofissional que demonstrará para a população que é possível conviver bem com o diabetes a partir de uma vida saudável e/ou com a mudança de estilo de vida.
Considerado uma doença crônica metabólica, o diabetes é caracterizado pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Mas, caso não seja tratada, a doença pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC – derrame – e infarto.
*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)