Ícone do site

Serasa lança Manual do Endividado para ajudar consumidor com direitos

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

Em janeiro de 2023, o Brasil registoru mais de 70 milhões de inadiplentes. Com o número recorde, o Serasa lançou o Manual do Endividado, numa ação conjunta com o Feirão Limpa Nome, onde as negociações especiais e descontos de até 99% se encerram no próximo dia 31 de março.

Dando destaque para os direitos e os deveres dos consumidores, o documento traz 15 dicas para evitar ou mitigar as consequências dos obstáculos financeiros trazidos pelas contas atrasadas.

De acordo com o Serasa, o Manual também aborda a nova Lei do Superendividamento. Em vigor desde 1º de julho de 2021, a Lei 14.181 tenta proteger o consumidor que perdeu momentaneamente a capacidade financeira de quitar seus débitos. A Lei do Superendividamento permite ao consumidor renegociar dívidas com todos os credores ao mesmo tempo, mantendo um valor reservado ao “mínimo existencial”, isto é, condições básicas de existência, como moradia e alimentação.

Além disso, o documento diferencia, ainda, os principais tipos de dívidas existentes, como os débitos adquiridos via cartão de crédito, empréstimo pessoal, financiamento imobiliário. Bem como, cheque especial e a chamada Dívida Ativa, que engloba débitos com impostos e demais pagamentos aos governos.

Feirão Serasa Limpa Nome

Podendo garantir desconto de até 99% do valor da dívida, o Feirão Limpa Nome acontece até 31 de março. Esta edição extraordinária de março reúne um mutirão de 506 empresas.

Além disso, também é possível realizar a consulta e a negociação das dívidas presencialmente nas mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$3,95.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile