Será mesmo que chorar faz bem?

“Quero chorar, não tenho lágrimas/Que me rolem nas faces/ Prá me socorrer/ Se eu chorasse/Talvez desabafasse/O que sinto no peito/E não posso dizer/ Só porque não sei chorar/Eu vivo triste a sofrer”…

O samba de Paulinho da Viola, mesmo que não seja intencional,  dá uma idéia da importância das lágrimas para o bem-estar da pessoa que sofre por algum motivo.  E, embora pareça que os seres humanos são a única espécie capaz de derramar lágrimas emocionais, pouco se sabe sobre a função do choro.

Para alguns pesquisadores, o ato de chorar pode ser um pedido de apoio, conforto ou ajuda, enquanto outros acreditam que o principal papel das lágrimas é aliviar as emoções.

Na matéria, publicada no Diário da Saúde, ficou comprovado que em alguns estudos, voluntários declararam que chorar proporciona alívio emocional e melhora o humor. No entanto, estudos de laboratório usando filmes com forte carga emocional mostraram uma piora no humor após o choro.

Tempo é fator determinante

Para entender melhor o que se passa, Asmir Gracanin, da Universidade de Tilburg (Holanda), idealizou uma metodologia na qual a avaliação do humor dos voluntários foi estendida no tempo, para tentar captar todas as variações emocionais e identificar como o humor iria se estabilizar mais tarde.

Comprovou-se, conforme a pesquisa, que o estado de espírito das pessoas que não choraram durante os filmes manteve-se inalterado, após assistir os eventos emocionais. Já o humor daquelas que choraram durante os filmes mostrou-se significativamente pior ao término da apresentação. Novas avaliações, feitas 20 minutos mais tarde, mostraram que o humor dessas pessoas voltou ao nível relatado antes dos filmes.

No final, depois de 90 minutos, as pessoas que choraram durante os filmes relataram uma melhoria do humor, que se mostrava melhor do que antes dos filmes. Essa mudança de humor não se mostrou associada com o número de vezes que cada pessoa chorou durante os filmes.

Pela interpretação dos pesquisadores, a piora significativa no humor após os filmes e seu posterior retorno ao nível anterior podem fazer com que as pessoas que choram sintam como se chorar lhes fizesse bem, já que o humor volta ao normal em apenas 20 minutos.

Contudo, elas de fato apenas apresentam uma melhora real do humor depois de um período de tempo mais prolongado – uma hora e meia – o que contestaria as alegações bastante comuns do tipo “Sinto-me mais aliviado(a) agora que chorei”. Alguém concorda com essa avaliação?

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago