Será aberto nesta terça-feira (28) o 11º Congresso de Saúde Coletiva

Será  iniciado nesta terça-feira (28/07)  no campus da Universidade Federal de Goiás, 11º  Congresso de Saúde Coletiva. O evento acontece  até o  dia 1º de agosto.

À luz do tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal”. O evento possui uma ampla programação científica voltada para a Saúde.

Serão apresentados cerca de 4.600 trabalhos em comunicações orais, selecionados pela comissão científica do congresso, a partir de um 6.499 propostas inscritas. Esses números revelam a pujança da Saúde Coletiva brasileira como campo científico e âmbito de práticas sanitárias.

Para a conferência de abertura  foi feito o convite ao presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, um ex-guerrilheiro marxista de 78 anos.

“Em uma conjuntura de crise mundial e enormes dificuldades para as políticas sociais, com cortes de investimento, que agravam, no Brasil, as condições crônicas de subfinanciamento da saúde, os participantes do 11o Congresso de Saúde Coletiva têm o desafio de proceder a uma justa análise da situação atual, contribuindo para a identificação de estratégias de luta pela garantia do direito à saúde”, afirmou, Luis Eugenio de Souza, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco.

Está prevista a  realização de quatro debates que aprofundam a discussão em torno do tema geral, incluindo a situação da saúde da população brasileira, os desafios do desenvolvimento inclusivo e sustentável, a gestão pública democrática e a viabilidade de um sistema de saúde universal no Brasil.

Temas do debate:  dia 29 ‘Saúde da população Brasileira’; dia 30, na parte da manhã ‘Saúde, Desenvolvimento e Democracia’; dia 30, à tarde ‘Estado Democrático e Gestão Pública da Saúde’; e dia 31 ‘O desafio do SUS universal: rumo a 15ª Conferência Nacional de Saúde’.

O congresso será também uma oportunidade de homenagear grandes nomes da saúde coletiva brasileira e mundial

O evento conta com a presença de pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos, gestores, profissionais e militantes de Saúde Coletiva.

Fonte: ABRASCO

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.