Senador Flávio Bolsonaro quer privatizar as praias

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) está promovendo uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que possibilita a privatização de áreas da União no litoral brasileiro,
A medida poderá causar danos ao Meio Ambiente e a criação de praias particulares, privando os cidadãos comuns de usufruir do patrimônio da União e desfrutar na natureza. A ideia é antiga e tem origem no ex- presidente Bolsonaro.

O relator do projeto, Flávio Bolsonaro, está empenhado em aprovar o projeto. Já aprovado pela Câmara, o texto segue para sanção presidencial caso seja endossado pelo plenário do Senado.

Desde 1988, a lei define que “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas”.

A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) disse ser “inaceitável” a análise da PEC no Senado. “Mesmo com a tragédia climática que o país vive, o Congresso continua empurrando para frente pautas anti meio ambiente”, disse, em referência às chuvas no Rio Grande do Sul.
.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe