Senado proíbe fechamento de hospitais de campanha

Nesta quarta-feira (10) o Senado aprovou Projeto de Lei que proíbe a desativação de hospitais de campanha enquanto não houver; nas localidades em que eles tenham sido implantados, ampla vacinação para a covid-19.

Contudo, a ampla vacinação refere-se a 70% da população brasileira; Dessa forma, o projeto segue para câmara, segundo o texto os hospitais de campanha terão permissão de desativação em determinado município ou estado caso haja leitos disponíveis em sua rede de saúde.

De acordo com o relator do projeto, Marcelo Castro (MDB-PI), “A instituição dos hospitais de campanha tem grande importância para assegurar a manutenção da assistência prestada frente a grande demanda decorrente do surto de covid-19 no Brasil.”, disse. E prosseguiu “Essas unidades de saúde, ao acolherem os casos leves e moderados da virose; têm oferecido imprescindível suporte à rede de saúde convencional, a qual tem estado demasiadamente sobrecarregada com os casos mais graves da doença”.

Por outro lado, alguns senadores interpretaram a proposta como uma “interferência indevida” à autonomia dos estados e municípios. Contudo, a maioria dos parlamentares, entendeu que a proposta é benéfica e apenas garante o atendimento. Tanto ele quanto outros senadores lembraram que novas variantes do covid-19 estão surgindo no país, com riscos de aumento de casos e agravamento de quadros de saúde no país.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Com doses no fim: Salvador anuncia suspensão de vacinação de profissionais de saúde e muda estratégia para idosos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.