Senado aprova aumento da pena dos crimes de honra contra as mulheres

Na ultima terça-feira (8), o plenário do Senado votou série de projetos que priorizam demandas da bancada feminina.

Dessa forma, durante o Dia Internacional da Mulher, ocorreu a aprovação do projeto que aumenta em um terço as penas de crimes contra a honra cometidos contra as mulheres;  entre eles calúnia, injúria e difamação. Agora, o texto segue para análise da Câmara.

Assim, com autoria da senadora Zenaide Maia (Pros-RN), o relatório modifica o Código Penal e inclui no rol de possibilidades de aumento de pena o fato de o crime de honra ter sido cometido “contra a mulher; por razões da condição de sexo feminino”, ou seja, quando o crime envolve “menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

Atualmente, o crime de calúnia prevê detenção de seis meses a dois anos; a difamação, uma penalidade de três meses a um ano, além de multa; já o crime de injúria tem pena de um a seis meses, ou multa, para quem “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”.

Durante a votação, outro projeto aprovado altera a Lei de Abuso de Autoridade e torna crime a violência institucional; ou seja, os atos ou a omissão de agentes públicos que prejudiquem o atendimento à vítima ou à testemunha de violência. O texto também pune a conduta que cause a revitimização. Em ambos os casos é prevista pena de detenção de três meses a um ano e multa.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.