Com o objetivo de conscientizar jovens e adolescentes, a prefeitura montará nesta semana estruturas especiais em Bibliotecas Públicas da capital com realização de testes rápidos e espaços para tirar dúvidas acerca de assuntos ligados à sexualidade.
A abertura oficial da Semana Vermelha de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV (em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado na terça-feira 1º) contou com uma caminhada que saiu do Garcia (em frente ao Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – CEDAP) e foi até a praça do Campo Grande.
Mas, as celebrações não terminaram aí. Até domingo (06), serão intensificadas nas 96 unidades básicas de saúde da capital que fazem parte do Programa Fique Sabendo, a oferta de testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites, além de palestras, atividades educativas e distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Este ano, visando sensibilizar a população jovem – grupo prioritário de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos – a mobilização visitará Bibliotecas Públicas do município, quando serão montadas estruturas para realização de testes rápidos e espaços para tirar dúvidas dos adolescentes acerca de assuntos ligados à sexualidade.
Amanhã (04), sempre das 09 às 17 horas, o programa seguirá na Biblioteca Central dos Barris. No domingo (06), a mobilização será encerrada com um grande mutirão de testagem no calçadão da praia do Porto da Barra, das 16 às 19 horas.
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 734 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Somente este ano, foram notificados 770 novos casos da doença na capital baiana.
Redação Saúde no Ar