Semana Santa: saiba como escolher um bom peixe 

O consumo de pescado aumenta, significativamente, na Semana Santa. Espécies como corvina, robalo, linguado, pescada amarela e os diversos frutos do mar, marcam presença no prato daqueles que mantém essa tradição católica. Rico em nutrientes como proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A e E e ômega 3, por exemplo, o peixe, de fato, é uma boa pedida, no entanto, é preciso ter atenção a alguns aspectos na hora da escolha e, assim, evitar problemas de saúde.

De acordo com a nutricionista e professora da Universidade Salvador (UNIFACS), Gabriela Nóbrega, a escolha do local onde será comprado o pescado é imprescindível para adquirir um produto de qualidade. “O ideal é evitar locais de procedência duvidosa e optar pelos mercados especializados em pescado, onde há uma boa conservação do alimento, inspeção e controle da vigilância sanitária. Isso garante mais segurança ao consumidor”, orienta, ao afirmar que, “na dúvida sobre o local de compra, o ideal é observar características como limpeza, condições de armazenamento e odor”.

Geralmente, o peixe é oferecido à população na forma fresca (acondicionado em gelo) e na forma congelada. Na forma fresca, a nutricionista alerta que o pescado exposto deve estar envolto em gelo, para evitar sua deterioração. Quando congelado, é importante observar a data de validade e a temperatura de armazenamento indicadas no rótulo dos produtos que são vendidos embalados. A temperatura deve ser -18°C. Outra dica é evitar a compra de embalagens com presença de cristais de gelo em contato com o produto: isso indica que a embalagem sofreu alterações de temperatura durante seu armazenamento.

Tipos de peixe

Há quem já tenha um tipo de peixe preferido por quantidade menor de espinhas, sabor, coloração, textura da carne e outras características peculiares a cada espécie. Para aquelas pessoas que ficam se perguntando qual tipo escolher para o prato da Semana Santa, avaliando pelo aporte nutricional, Gabriela Nóbrega lista espécies como: linguado, merluza, tilápia, atum, salmão e a sardinha.

“São peixes que possuem alta quantidade de proteína, fácil digestibilidade, com gordura de boa qualidade, como o Ômega 3, que é muito benéfica para saúde, reduzindo e melhorando o perfil lipídico do indivíduo, além de evitar e reduzir a incidência de doenças cardiovasculares”, aponta a professora da UNIFACS, que integra o Ecossistema Ânima.

Características

Seja fresco ou congelado, o peixe dá sinais quando inicia o processo de decomposição, ficando, por exemplo, com olhos murchos e opacos, com sua carne perdendo a firmeza e ficando quebradiça ou mudando a coloração. Abaixo, listamos dicas do que deve ser observado.

Peixe Fresco

– Sua pele deve estar brilhante, úmida e inteira, sem manchas, furos e cortes;

– As guelras devem ter uma cor viva, avermelhada e sem muco;

– As escamas precisam estar firmes e brilhantes;

– Os olhos devem estar salientes e brilhando;

– Não pode apresentar odores estranhos;

– Deve estar cobertos de gelo ou em mostradores resfriados.

Peixe congelado

– Deve ter a cor característica da espécie e ter uma camada de gelo fina ao seu redor;

– Suas extremidades não podem estar secas ou amareladas, indicando desidratação;

– O expositor deve ter um termômetro indicando a temperatura constante de, pelo menos, – 18ºC.

Sobre a UNIFACS  

Fundada em 1972, a UNIFACS completa 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também comemora 15 anos de atuação em Feira de Santana. São cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nos próximos 50 anos, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 394 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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