Semana Mundial de Aleitamento Materno

Realizada há 25 anos, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece este ano entre os dias 1º e 7 de agosto e é celebrada em cerca de 150 países. Com o tema “Trabalhar juntos para o bem comum”, toda a sociedade é responsabilizada pela proteção e conservação do meio ambiente por meio do aleitamento materno, pois é preciso priorizar o fortalecimento da ação conjunta entre sociedade civil, movimentos sociais, especialistas e todos que lutam pelos direitos sociais, reprodutivos e humanos.

O objetivo é retomar a importância do trabalho em conjunto e enaltecer a relevância da sustentabilidade para o desenvolvimento da sociedade, além de mostrar que as ações individuais somadas podem resultar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que os países do mundo se comprometeram a alcançar em 2030.

Em Salvador, uma série de atividades serão oferecidas para dar visibilidade à importância do aleitamento materno. A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, localizada na Avenida Marquês de Maricá, s/n – Pau Miúdo, vai promover ações durante todo o mês no “Agosto Dourado”. Na próxima terça-feira (8), às 14h30, ocorrerá um “Mamaço Coletivo”, com a participação de colaboradoras, pacientes e qualquer mulher que esteja amamentando.

De acordo com o Ministério da Saúde, com o leite materno, o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

 

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB)

Foto: Pixabay

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.