A comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os profissionais do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/EBSERH) se reúnem durante a Semana do Cérebro ou Brain Awarness Week, visando divulgar avanços e benefícios da pesquisa sobre o cérebro no Brasil. Pela primeira vez na Bahia, o evento acontece entre os dias 16 e 22 de março.
Serão oferecidas oficinas de jogos para promover a neuroestimulação, exercícios psíquicos para ensinar meditação e autoconhecimento, entre outros. O evento também recebe o professor Pedro Montoya, da Universidade das Ilhas Baleares da Espanha, para tratar dos efeitos do exercício físico na cognição e memória.
Com uma programação dinâmica formada por palestras, oficinas e mesas redondas, as atividades da Semana do Cérebro são voltadas tanto para o público especializado, como para o público leigo, com inscrição gratuita. O encontro ocorre em diversas partes do mundo e no Brasil está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).
O evento na Bahia conta com a parceria de universidades, hospitais e centros de pesquisa que estarão unidos durante uma semana em um esforço coletivo para divulgação dos conhecimentos para o público geral, gerando estímulo e interesse pela ciência. À frente da organização participam professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/EBSERH) e da Universidade Católica do Salvador.
Uma ampla rede de outras instituições também colabora como a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade do Salvador (UNIFACS), Universidade Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), a Faculdade Social da Bahia (FSBA) e a Sociedade de Neurologia da Bahia.
Neste ano a neurociência brasileira ganha destaque internacional com a realização da Organização Internacional de Pesquisa em Cérebro (IBRIO) pela primeira vez na América Latina. A IBRIO irá reunir pesquisadores de neurociências de todo o mundo no Rio de Janeiro em julho. A campanha anual de popularização científica é focada nos avanços das pesquisas sobre a mente e o cérebro.
Mais informações no link: http://www.semanadocerebrobahia.org/
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)