Seja solidário: doe sangue

O Hemóvel (unidade móvel da Fundação Hemoba) retornou ao Shopping da Bahia – Avenida ACM, nesta terça-feira (03.11) e vai ficar estacionado em frente ao centro de compras até a próxima sexta-feira (06.11). Aqueles que quiserem doar sangue ou fazer o cadastro de medula óssea poderão se dirigir ao local sempre das 8 às 17h.

O Hemóvel interrompe suas atividades durante uma hora, geralmente a partir do meio-dia, para que a equipe de servidores possa se alimentar. O horário da pausa varia de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores é encerrado assim que a capacidade máxima de atendimento diário se completa.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento com foto, pesar acima de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16 e 69 anos. Além dos pré-requisitos o doador deverá passar por uma triagem antes da doação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

Segundo o coordenador da Agência Transfusional do Hospital Estadual da Criança (HEC), o hematologista Ricardo José Leite Borges, “essas transfusões são utilizadas, em grande parte, na emergência, na UTI, na Oncologia, bem como nos pacientes que fazem transfusão crônica mensal, a exemplo daqueles que possuem anemia falciforme”. Ele ressalta que a maior solicitação é na emergência e na UTI.

O hematologista acrescenta: “Faz-se necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação de sangue, principalmente os pais, as mães e os parentes dos pacientes internados. E aquelas pessoas que não possuem parentes que necessitam da doação também precisam ter consciência sobre a relevância do ato, que salva inúmeras vidas. ”

Portal Saúde no Ar

A.V.
 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.