A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (20); que as vacinas aprovadas até o momento possuem eficacia contra todas as variantes da Covid-19. Contudo, os imunizantes CoronaVac e Sputnik V ainda não receberam a aprovação do órgão.
“Todas as variantes do vírus que surgiram até agora respondem às vacinas disponíveis e aprovadas, inclusive a cepa indiana, que está devastando a Índia”, declarou Hans Kluge, diretor da OMS na Europa.
De acordo com os representantes da OMS, a população e os governos devem continuar com ações prudentes para conter a pandemia da Covid-19. Além disso, Kluge afirmou que mesmo com a situação sanitária controlada na Europa, a pandemia ainda não permite que a retomada de viagens internacionais.
Em relatório a OMS informa que o número de novos casos caiu 60% na Europa. Contudo, O diretor da OMS salientou ainda que o aumento da mobilidade e das interações físicas pode ocasionar uma onda crescente na transmissão do vírus no continente europeu.
Hans Kluge afirmou que não existe risco zero, mesmo com as vacinas. O diretor ainda disse que os imunizantes podem ser considerados uma luz no fim do túnel, mas frisou que “não podemos nos deixar cegar por esta luz”.
Veja também: CPI da Covid em Resumo