Nos últimos dias, vários países que tentaram retomar suas atividades tiveram que voltar a adotar medidas restritivas devido ao aumento de infecções.
Tedros Adhanom Ghebreyesu, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que ao mesmo tempo, enquanto em algumas partes do mundo a taxa de contágio pareça estar diminuindo, globalmente, a pandemia está piorando.
Então, o que podemos fazer para nos proteger ao sair de casa?
Um estudo recente da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, oferece novas evidências de que as máscaras podem ser cruciais para evitar uma nova onda de infecções.
“Nossas análises apoiam a adoção imediata e universal de máscaras faciais pelo público”, disse Richard Stutt, pesquisador de epidemiologia da Universidade de Cambridge e coautor do estudo, em um comunicado.
“Se o uso generalizado de máscaras pelo público for combinado com distanciamento físico e algum confinamento, poderá oferecer uma maneira aceitável de lidar com a pandemia e retomar a atividade econômica muito antes de haver uma vacina.”
“A forma mais eficaz de retomar a vida cotidiana é incentivar todos a usarem máscara sempre que estiverem em público”, disse John Colvin, da Universidade de Greenwich, outro autor da pesquisa.
Os cientistas de Cambridge resumem o resultado de suas pesquisas com uma mensagem: “Minha máscara protege você, sua máscara me protege”.
O Saers-CoV-2 é transmitido por meio de gotículas exaladas por pessoas infectadas, principalmente quando se fala, tosse ou espirra. Para o estudo, os pesquisadores usaram modelos matemáticos dos vários estágios de infecção e da transmissão pelo ar e pelas superfícies. A ideia era analisar diferentes cenários para o uso das máscaras em combinação com medidas de distanciamento.
IMPORTANTE: Usando a máscara, a proteção é de no máximo 60%. As pessoas precisam entender que mesmo usando máscaras, deve manter o distanciamento de no mínimo um metro e meio.. Se duas pessoas usam máscaras e falam próximas um da outra, existe um risco menor, mais existe o risco de ocorrer a contaminação se uma dessas pessoas estiverem com a covid.
Muitos se sentem seguras em usar a máscara e conversam próximas a outras. Isso é perigoso.
É preciso também, trocar a máscara, lavar, ao chegar em casa, lavar as mãos e colocar a máscara dentro de um saco plástico. Se tocar na máscara, lave as mãos.