Secretários de Saúde cobram do MS uma defesa mais enfática da vacinação de crianças e adolescentes

Secretários de Saúde dos estados cobraram nesta quinta-feira (23) do Ministério da Saúde uma posição mais enfática e clara em defesa da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos.
Para não ficar a impressão de dúvida da importância da vacinação dos adolescentes, o governo precisa fazer propagandas educativas e defender a vacinação de forma mais clara. A decisão de suspender a vacinação dos adolescentes ( sem motivo comprovado)  e depois a volta atrás na decisão, causou confusão e desconfianças contra a vacinação.

A Anvisa e a Fiocruz ressaltaram a necessidade de vacinação das crianças e adolescentes de 12 a 17 e de pessoas de todas as idades. e em nenhum momento, aprovou a suspensão da vacinação nessa faixa etária.

O pediatra Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações, reforçou a importância de vacinar os adolescentes.

“A vacinação de adolescentes, embora a doença não seja tão frequente como em adultos, é muito importante. Adolescentes podem evoluir para formas graves da doença, além do que são responsáveis também pela transmissão da doença”, explicou.

O Conselho Nacional Secretários de Saúde avalia que o governo precisa reforçar a importância da vacinação para esse grupo de brasileiros, como forma de superar o vaivém do Ministério da Saúde.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.