O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, se reuniu na tarde desta quarta-feira (21), com os diretores dos núcleos regionais de saúde da Bahia. No encontro, realizado na sede da Sesab, em Salvador, Vilas-Boas destacou que os núcleos terão também o papel de descentralizar a saúde pública do estado.
Fábio Vilas-Boas confirmou que irá manter os funcionários das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) relocados na prestação de serviço à população, prioritariamente em unidades de assistência à saúde.
Os Núcleos Regionais de Saúde estão localizados em: Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Jacobina, Vitória da Conquista e Barreiras.
R$ 100 milhões para modernização
Ainda nesta quarta, o secretário Villas-Boas informou que a secretaria dispõe de R$ 100 milhões para modernizar todos os processos de gestão nas unidades de saúde, nos próximos dois anos, o que eliminará, por exemplo, prontuários físicos e processos manuais de faturamento e recebimento. O anúncio foi feito durante um encontro com os dirigentes de hospitais e centros de referência da rede pública, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos.
Conforme o secretário, “o objetivo é tornar a gestão da secretaria e das unidades de saúde 100% online, mas enquanto isto não for possível, as iniciativas de planejamento e disciplina orçamentária, bem como a elaboração de indicadores e metas serão desenvolvidas”, afirmou.
Ele disse também que uma das estratégias para ampliar os recursos do Ministério da Saúde destinados à Bahia é aperfeiçoar os processos de notificação das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), pois atualmente estima-se que apenas 25% das internações efetuadas pelas unidades de saúde no estado sejam processadas no DATASUS, o que gera créditos referentes aos serviços prestados de forma subdimensionada à realidade. Em 2014, no período de janeiro a novembro foram apresentadas mais de 206 mil notificações.
De modo a incentivar o desenvolvimento de ações relacionadas à criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público, será criado um Prêmio de Inovação na área de Saúde, visando premiar as melhores iniciativas.