Categories: Notícias

Secretário prepara regularização de consórcios municipais de Saúde

Dentro da meta de ampliar e descentralizar os serviços de saúde no interior, que estabeleceu ao tomar posse no início do ano, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, realizou durante esta semana visitas aos municípios de Pojuca, Inhambupe e Esplanada para conhecer a realidade local e identificar o potencial de melhoria da rede.

A profissionalização e gestão de hospitais municipais e de Santa Casas, assim como o fortalecimento de iniciativas itinerantes, como o rastreamento de câncer de mama, são prioridades na agenda do secretário que viajou acompanhado do assessor de relações institucionais da Sesab, Mateus Simões.

Sobre o que viu, o secretário declarou que “em Pojuca e Esplanada existem hospitais que poderão funcionar em plena capacidade, atuando como filtros de casos menos complexos”.

Já em Inhambupe, ele visitou a unidade do programa de Rastreamento do Câncer de Mama, onde foram realizados mais de 100 exames, sem que houvesse a necessidade de deslocamento para outro município. “É o Estado levando os serviços de saúde cada vez mais perto do cidadão”, pontuou Vilas-Boas.

Além de conhecer as necessidades de cada município, Vilas-Boas aproveitou a oportunidade para conversar com prefeitos e secretários de saúde sobre os consórcios públicos. Em Esplanada, além dos representantes locais, estiveram presentes os gestores de Acajutiba, Jandaira, Conde e Entre Rios.

Regularização dos consórcios

Conforme o secretário, o projeto para regularização e formalização dos Consórcios Municipais de Saúde será enviado ainda este mês para votação na Assembleia Legislativa. Quanto aos prefeitos receberão, por sua vez, proposta de lei municipal a ser votada nas respectivas câmaras de cada município. A meta do governo do Estado é de iniciar a construção de 11 Policlínicas este ano e outras 17 até 2018, totalizando 28 unidades.

Os consórcios têm como objetivo descentralizar e ampliar a assistência à saúde no interior do estado. A rede de atenção dos Consórcios será composta por Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), serviços de média complexidade e Laboratórios de Saúde Pública (Lacen). As Policlínicas vão oferecer serviços de especialidade como cardiologia e neurologia e exames como tomografia e ressonância magnética.

O governo do estado será um co-financiador, incentivando a formação dos consórcios para a expansão dos serviços de saúde, principalmente no interior baiano. O estado financiará 40% dos custos mensais e os municípios pactuados ficarão responsáveis pelos 60% restantes. Além disso, o gasto com a construção das policlínicas também será arcado pelo governo estadual, que investirá cerca de R$12 milhões na construção de cada unidade. O valor da manutenção mensal é de R$700 mil. Na foto, o secretário, segundo à direita, com  gestores.

Fonte:Ascom/Sesab
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

12 horas ago