Portal Saúde no Ar



Secretário assume desafios da Saúde

O novo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas tomou posse na manhã desta segunda-feira (5) como gestor do órgão responsável pela operação do sistema de saúde pública baiana. Com a intenção de reestruturar a rede de atendimento do SUS em todos os territórios da Bahia, Vilas-Boas foi nomeado em uma cerimônia na sede da Sesab, que contou com a presença do ex-secretário Washington Couto e do vice-governador João Leão.

Para driblar os desafios de uma das áreas mais criticadas pela população, o novo secretário da Saúde planeja implementar uma gestão eficiente com foco na redução de custos. “Uma das nossas primeiras medidas será o recadastramento dos funcionários e prestadores de serviços, para que possamos rever os contratos em todos os níveis, com isso utilizaremos medidas para reduzir recursos em atividades do meio e utilizá-los em atividades de fim”, destacou.

Atendendo aos constantes pedidos dos baianos, a Secretaria da Saúde também desenvolverá atividades segmentadas para a população negra. Através de uma parceria com a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial será desenvolvido um programa cujo ponto máximo será a criação de um centro de referência em anemia falciforme.

João Leão, vice-governador da Bahia, ressaltou de que modo Fábio Vilas-Boas deve contribuir com as melhorias para a saúde baiana. “Ele é muito competente, um profissional escolhido com muita atenção pelo governador Rui Costa. Tenho certeza de que fará um bom trabalho”, disse.

Entre as principais medidas que serão executadas na gestão de Vilas-Boas diante da Sesab destaca-se a implantação de um controle central de estoque de materiais, a modernização das ações de prevenção das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas e o robusto programa de teleradiologia, que concentrará centros de imagem médica avançada, além do plano de contenção do vírus da chikungunya.

Outra importante bandeira levantada por Fábio Vilas-Boas foi a descentralização da saúde pública na Bahia, que concentra boa parte das unidades hospitalares na capital. Em seu discurso de posse o novo gestor da Sesab reiterou a informação que foi adiantada por ele mesmo em entrevista exclusiva ao Programa Saúde no Ar, veiculado no último dia 30, onde foi anunciado a pretenção de um projeto que qualifique municípios de todos os territórios do estado para gerirem sua própria rede de saúde.

 

Por: Lucas Caldas

Colaborou Rafael Lemos
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.