A coordenação de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, emitiu alerta aos pais a respeito da ocorrência da doença mão-pé-boca no município.
De acordo com a secretária a doença tem acometido principalmente crianças menores de 5 anos, em Vitória da Conquista, embora também possa afetar os adultos. Segundo o comunicado, a mão-pé-boca provoca irritação na pele, que forma bolhas e provoca febre, além de mal estar. Um quadro que pode ser confundido com inflamação da garganta.
Segundo o núcleo, os casos da doença foram registrados em creches e escolas do município. A situação tem preocupado mães e pais. Além disso, o anuncio ressalta que a doença trata-se de uma infecção viral contagiosa, que provoca lesões na boca e erupções nas mãos e pés. A transmissão acontece por via oral ou fecal, através do contato direto com secreções de via respiratória feridas que se formam nas mãos e pés; bem como pelo contato com as fezes de pessoas infectadas ou através de alimentos e objetos contaminados.
Os sintomas podem durar por uma semana, quando ocorre o maior risco de contágio da doença. Entre os principais estão febre alta e manchas vermelhas pelo corpo.