Com a utilização de um Software, desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ( chamado de AGHUse) as informações de prontuários dos pacientes e informações administrativas do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e dos hospitais Geral do Estado (HGE), Geral Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGESF) e Geral de Camaçari (HGC) estarão integradas.
Isto vai possibilitar que a Central Estadual de Regulação (CER) tenha acesso, em tempo real, ao número exato de leitos disponíveis em cada unidade no momento da alta hospitalar, além de melhorar a gestão hospitalar. A previsão é de que o sistema esteja em pleno funcionamento em junho deste ano.
O sistema possui módulos assistencial e administrativo No modulo assistencial é possível especificar as informações clínicas dos pacientes, englobando todos os atendimentos realizados nos hospitais integrados:, internações, cirurgias, exames realizados, procedimentos e diagnósticos, gestão de leitos, transferência de pacientes, alta administrativa, entre outros itens. Também irá melhorar o controle de faturamento e estoque, bem como a gestão dos hospitais.
No módulo administrativo será feita a gestão de faturamento, custos, custos hospitalares, compras, estoque, financeiro, investimento, patrimônio, ordens de manutenção, projetos de pesquisa e análise de dados.
O software, desenvolvido e cedido sem ônus pelo Hospital gaúcho, é o mesmo que vem sendo implantado nos hospitais universitários do país, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Se os dados forem coletados e analisados para gestão, vai melhorar o atendimento de saúde do Estado. O contrato foi assinado no dia 01/08/208 entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, O sistema foi anunciado em agosto de 2018 ,inicialmente apenas no Hospital Roberto Santos e a previsão era de que estaria funcionando de forma integrada em dezembro do ano passado. A nova previsão é para junho deste ano.
Jorge Roriz ( com informações da SESAB)