Após o Governo do Estado da Bahia informar que iniciará o pagamento do Bolsa Presença, 2023, para os estudantes matriculados na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou o sistema de atualização cadastral SIADIANTE. Dessa forma, famílias dos estudantes da rede estadual inscritas no CadÚnico, em condição de vulnerabilidade socioeconômica, podem verificar a aptidão para receber o benefício do Programa Bolsa Presença ou verificar aprovação.
Assim, basta acessar o site SIADIANTE e preencher o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do estudante ou do responsável pelo CadÚnico. O sistema é atualizado no dia 15 de cada mês.
Contudo, caso a família não esteja elegível ao programa, o próprio sistema informa o motivo e as orientações necessárias. Caso não localize o cadastro da família , hà a recomendação da utilização de dados cadastrais do estudante na unidade escolar e no CadÚnico. Para saber se a família está cadastrada no CadÚnico, é só acessar o site.
Cada família beneficiada pelo Bolsa Presença vai receber o valor de R$150 por mês, acrescido de R$50 a partir do segundo aluno matriculado, para assegurar que eles permaneçam na escola.
De acordo com a SEC, o benefício é concedido para alunos assíduos nas aulas ministradas na unidade escolar em que está matriculado. Também é exigida a participação dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar.