Se você ronca, vá a um dentista

A maioria das pessoas desconhece o tema, mas um dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco – ruído causado pela vibração do ar durante sua passagem pelas vias aéreas – e a apneia obstrutiva do sono – episódios de interrupção da respiração durante o sono.

Quando o ronco(ruído grave, mais ou menos forte, da respiração de quem ronca enquanto dorme) e a apneia são causados pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução, melhorando tanto ronco quanto a apneia.

Ocorre, que quase sempre, as pessoas só recorrem ao consultório do dentista quando o dente dói e, às vezes, o tratamento acaba sendo mais exaustivo do que necessário, caso o quadro fosse detectado inicialmente.

Apesar das pessoas associarem o dentista apenas à cárie e problemas na gengiva, outros distúrbios podem ser detectados pelo profissional, como problemas de sono, dores de cabeça e até mesmo transtornos alimentares.

Por este motivo, o mais indicado é procurar um dentista de seis em seis meses para fazer a prevenção. Os indícios de que passou da hora da consulta são dores na região bucal ou facial, mau hálito, gengiva sangrando, dor para mastigar alimentos duros, presença de feridas que não cicatrizam em duas semanas, alteração de cor dos dentes ou da mucosa, entre outras.

Redação Portal Saúde no Ar com sites

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.