Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde informou que vai destinar R$ 200 milhões para custear equipamentos de hemodiálise em uso no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), receberam o investimento locais que tenham até 29 máquinas de hemodiálise, considerando análises e discussões realizadas com gestores municipais e estaduais a respeito da eficiência de custo diante das dificuldades encontradas especialmente nesses serviços.
O calculo de recurso, tem base anual com transferências mensalmente por meio do Componente do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec).
A hemodiálise consiste num procedimento pelo qual uma máquina filtra o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. Dessa forma, o procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Assim, controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina. O tratamento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave.