Saúde: Vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos deve chegar em breve

Durante evento em comemoração aos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) no último sábado (24), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16 de setembro, deve estar dispónivel em breve.

Contudo, quando perguntado a respeito de uma data para o início da vacinação para esta faixa etária, Queiroga se limitou a dizer que “não deve tardar”. Segundo o ministro, o tema está em análise na Secretaria de Vigilância em Saúde.

“Tema está na área técnica. Estão avaliando os termos da aprovação da Anvisa. A Anvisa é uma primeira etapa na incorporação, onde se avalia segurança e eficácia. É como se fosse o ingresso para entrar no jogo”, afirmou Queiroga.

Além disso, em resposta, o ministro da Saúde disse que a pasta analisa uma série de questões antes de incorporar um imunizante no SUS.

“Para entrar no sistema único de saúde a avaliação é mais detalhada porque precisa verificar outros aspectos como efetividade, custo efetividade, impacto orçamentário, as condições epidemiológicas do país”.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe