Foi lançado nos municípios de Irará e São Gonçalo dos Campos, a versão 2016 do Programa Saúde Sem Fronteiras. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, afirmou que estão sendo investidos em serviços itinerantes de rastreamento do câncer de mama, oftalmologia, odontologia e doação de sangue.
A meta é que os municípios atendam entre 1.765 e 1.930 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para os serviços disponíveis de rastreamento do câncer de mama.
O atendimento é feito em unidades móveis e as pacientes são acompanhadas com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. De acordo com dados da Sesab, em 2015, mais de 135 mil mulheres foram beneficiadas. Os serviços de rastreamento apontaram, em cinco meses, mais de 90 mil atendimentos.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)