Começa nesta quarta-feira (25), em Feira de Santana, a 2ª FASE do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.
Esta segunda etapa ocorre após a realização da mamografia bilateral de rastreio (1ª FASE), quando são realizados os exames diagnósticos complementares para as mulheres que apresentarem imagens inconclusivas.
Na Região de Feira de Santana, foram identificadas 2.879 mulheres para a realização de 2ª FASE. Nesta, as mulheres, passarão por exames que consistem em: consulta com o mastologista, ultrassonografia e/ou unção biópsia.
Os resultados serão enviados aos municípios de origem da mulher, cujos técnicos já foram orientados para o acolhimento e acompanhamento multidisciplinar das mulheres com diagnóstico positivo para a doença e o encaminhamento para o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.
O tratamento será realizado, preferencialmente, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde. Esse atendimento prosseguirá até o dia 16 de junho.
Entre os desafios apontados estão o comparecimento total das mulheres para a realização da 2ª FASE e o envolvimento dos gestores municipais, no intuito de garantir a presença destas, para um diagnóstico efetivamente precoce.
Os municípios de referência são Riachão do Jacuípe, Coração de Maria, Ipirá, Santa Bárbara, Baixa Grande, Santo Estevão e Irará.
Fonte: Sesab
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre