Categories: Notícias

Saúde sem fronteiras chega a Juazeiro

A partir desta quarta-feira (18.11), mais de 12 mil pessoas serão atendidas pelo programa Saúde sem Fronteiras no município de Juazeiro. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) engloba serviços itinerantes de rastreamento do câncer de mama, odontologia, oftalmologia e doação de sangue para a população da região. O local será o Complexo Multieventos, no Pátio da Univasf, que fica no final da Rua do Paraíso e o atendimento vai até o dia 24.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o investimento anual do programa é de até R$ 40 milhões e que ele tem os serviços integrados ganhado, desta forma, atenção redobrada, com mais veículos e atividades, levando especialidades que a população tem dificuldade em encontrar em seus municípios.

O programa é considerado uma ferramenta de importante contribuição no acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e durante a ação as mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar exames de mamografia, cujo diferencial é que o programa faz o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas. Após a realização da mamografia, são oferecido a elas exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Na área de oftalmologia serão oferecidas consultas e cirurgias de catarata para idosos a partir de 60 anos de idade e alunos matriculados no Programa TOPA. Serão disponibilizados todos os exames pré e pós-operatórios relacionados à cirurgia oftalmológica, além do colírio, que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório, para todos os pacientes submetidos à cirurgia de catarata.

Ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica, atendendo a todos, inclusive a crianças e portadores de necessidades especiais é o objetivo do Odontomóvel. Nos veículos são feitos os principais procedimentos como profilaxia, obturação, extração, além de pequenas cirurgias. São realizados ainda outros procedimentos como restauração, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva).

Para ajudar a salvar vidas o Saúde sem Fronteiras conta ainda com o Hemóvel, unidade móvel aonde a população poderá fazer sua doação de sangue e, também, realizar o cadastramento de doadores de medula óssea. O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue diariamente.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

5 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

6 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

7 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

7 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

7 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

20 horas ago