O papel da família na adesão ao tratamento e as suas contribuições no espaço terapêutico, são os temas abordados pela médica Psiquiatra Lívia Castelo Branco e pela Terapeuta Ocupacional Lívia Brandão, no próximo dia 14/12 (quarta-feira), às 19h, no auditório da nova sede da Holiste, no bairro de Pituaçu, em Salvador. As palestras gratuitas integram a terceira edição do Encontros Holiste, promovido peloCentro de Estudos Holiste e são voltadas para familiares que lidam com pacientes com transtornos mentais, além de profissionais da área de saúde.
Para a médica psiquiatra Lívia Castelo Branco, o cuidado da família com um indivíduo com transtorno mental pode ser reconhecido em vários atributos, entre eles a presença e a proteção. “A família é essencial na adesão ao tratamento, por meio da coordenação de atividades diárias, supervisão do uso de medicações, suporte social e emocional. A participação da família promove a melhora do quadro clínico, diminui recaídas e o número de intervenções psiquiátricas nos pacientes com transtorno mental severo”, afirma.
Notícia relacionada
Saúde mental, desafios e perspectivas
A importância da família durante o tratamento, também, é ressaltada pela terapeuta ocupacional Lívia Brandão. “Estar presente neste contexto terapêutico, compartilhando com a equipe suas angustias, inquietações e duvidas no manejo com seu familiar, contribuindo para a construção de estratégias de cuidados para o paciente de modo a favorecer a evolução do mesmo, resultando em uma boa evolução do seu processo terapêutico, além de ter seu próprio sofrimento apaziguado”, finaliza a terapeuta.
As inscrições para o encontro podem ser feitas no site ou na própria sede da Holiste. As vagas são limitadas.
Redação Saúde no Ar
João Neto