PORTAL SAÚDE NO AR

Saúde no Ar fala de Nefropatia diabética nesta quinta

 

Nefropatia diabética é o tema do programa Saúde no Ar desta quinta-feira (26.11), que terá o nefrologista Marco Antonio Silveira, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia –Ba, como convidado do quadro “Conversando com o especialista” .

A doença é uma alteração nos vasos sanguíneos dos rins, que leva à perda de proteína por meio da urina. Nessa complicação, o órgão pode reduzir sua função lentamente, porém, de forma progressiva, até a paralisação total. Contudo, esse quadro é controlável e existem exames para detectar o problema ainda no início.

Para que você entenda melhor: os rins funcionam como filtros no corpo humano e têm a função de eliminar, pela urina, as substâncias provenientes do metabolismo que não tem mais utilidade e, ao mesmo tempo, manter outros elementos que não devem ser descartados, como as proteínas. A nefropatia diabética faz com que o órgão perca a capacidade de filtrar adequadamente essas substâncias.

Ocorre que uma das proteínas que circulam no sangue é a albumina, que possui alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais para facilitar a recuperação do organismo. Na fase inicial da nefropatia diabética, aparecem pequenas quantidades de proteína na urina (microalbuminúria). Caso o diabetes continue descontrolado, pode ocorrer quadro de macroalbuminúria, ou seja, grandes quantidades de albumina na urina.

A doença não costuma apresentar sintomas, mas muitos pacientes notam que a urina passa a ficar espumosa. Quando isso acontece, ele deve procurar imediatamente um médico para relatar o problema. Dr. Marco Antonio vai explicar o que causa a doença e como controlá-la.

O Saúde no Ar, apresentado por Patrícia Tosta, começa às 10 horas e é transmitido pela Rádio Excelsior (AM840) e pela nossa rádio web. Perguntas poderão ser feitas pelo telefone 3114.3307 ou pelo WhatsApp 8247.9246.

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.