Saúde no Ar embarca no Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) participa deste movimento desde 2010 e a campanha tem entre seus objetivos, o de divulgar informações sobre esse tipo de câncer e a necessidade da mulher realizar exames periódicos

O câncer de mama é o crescimento desordenado de células que formam os tumores que podem ser benignos ou malignos(câncer). Fruto da divisão celular os tumores benignos crescem até um determinado tamanho e param. Já os malignos crescem descontroladamente invadindo as células normais à sua volta.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Para falar sobre o câncer de mama e sobre o Outubro Rosa estará no Saúde no Ar desta segunda-feira (05.120) o oncologista Rodrigo Guindalini, que será o entrevistado do quadro “Conversando com o especialista”.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

Da Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.