Nesta terça, Dia Mundial do Coração, o Saúde no Ar vai levar até os ouvintes o problema causado pela Síndrome Coronariana Aguda (SCA), termo utilizado para descrever uma série de doenças resultantes da redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, entre elas o infarto agudo do miocárdio em progressão ou a ameaça iminente do infarto (angina instável). Esse tipo de síndrome é a principal causa de hospitalização no mundo ocidental. As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes em países industrializados, sendo as doenças coronarianas as mais prevalentes e responsáveis por altas taxas de mortalidade e morbidade.
A causa mais comum da síndrome é a formação de um trombo no interior da artéria coronária. A aterosclerose (placas de gordura) na parede das artérias provoca o enrijecimento arterial ao longo do tempo. Essas placas podem se tornar grandes o suficiente para reduzir o fluxo sanguíneo. No entanto, o maior dano ocorre quando elas se rompem levando a formação de um coágulo, que, por sua vez, pode obstruir a passagem do sangue até o coração.
Quem vai conversar sobre o assunto conosco é omédico. Luiz Washington Marinho, residente de Cardiologia da Fundação Bahiana de Cardiologia.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
- Redação Portal Saúde no Ar