O estrabismo é um desvio de um dos olhos da direção correta, de forma que o indivíduo não consegue dirigir simultaneamente os eixos visuais para o mesmo ponto.
Cada olho tem seis músculos que controlam seus movimentos. Para focalizarmos ambos os olhos em um objeto, todos os músculos de cada olho devem estar “balanceados” e trabalhando harmoniosamente.
O cérebro controla estes músculos através de impulsos nervosos. Assim, doenças que afetam o cérebro, como paralisia cerebral, Síndrome de Down, hidrocefalia, prematuridade, viroses, traumas e tumores cranianos são acompanhadas frequentemente de estrabismo.
Os tipos de estrabismo são vários: o olho afetado pode estar desviado em direção ao nariz (estrabismo convergente), para o lado (estrabismo divergente), para cima ou para baixo (estrabismo vertical). Pode haver uma combinação de desvio horizontal e vertical num mesmo paciente, como, por exemplo, em direção ao nariz e para cima.
Atualmente, além de óculos corretivos existem cirurgias para corrigir o problema. Quem vai falar sobre o problema no Saúde no Ar desta quinta-feira (20.08) é o médico oftalmologista Vespasiano Santos, que atende em consultório próprio, no Hospital Irmã Dulce e no Hospital Espanhol.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.